“Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” Efésios 3:18,19
Quando passamos a refletir sobre a constituição de um personagem numa peça teatral, podemos observar vários apontamentos de vários atores sobre como captar insumos para a composição de um personagem!
Se o papel a ser interpretado se diz respeito a uma dona de casa, logo observamos que este irá se aproximar de uma autêntica dona de casa e explorar o máximo como são suas atividades cotidianas, suas emoções, seus períodos de maior gasto de energia e assim vai…
Quando estão diante de algo que desconhecem, buscam detalhes importantes e é necessário captar o máximo de informações para estar e ser o mais autêntico possível.
Assim também é com a nossa espiritualidade! Se queremos adquirir conhecimentos dos passos de Jesus, temos que observá-lo, ler os seus relatos e estar atento aqueles discípulos que viveram tão de perto e que falaram muito ao seu respeito.
Se queremos captar detalhes da vida de Cristo temos que ter sempre a ideia de “Exploração”.
Explorar nas parábolas o captar de suas emoções.
Explorar em suas pegadas, a convicção da direção e perseverança.
Explorar o seu aroma, a fragrância de seu perfume que impregna o ambiente.
Explorar a sua quietude, que tranquiliza o nosso coração.
Explorar o estender de suas mãos com as marcas dos cravos, a doce lembrança da redenção na cruz por nós.
Explorar a deliciosa certeza que em algum momento Ele virá detrás de nossos ouvidos e sussurrará qual a próxima direção!
Todas essas novas experiências nos levará a compor em nós mesmos um Cristo, seu caráter, suas emoções, sua forma de andar e dependência profunda de seu Pai celeste.
Nessa exploração apurada, muito mais do que captar característica de Cristo em nosso dia a dia, teremos a convicção Dele mesmo em nós intensamente, nunca antes vivenciado.
“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês.” João 15:4
Beijos em seu coração
Pr. João Wojcicki






