Um espírito crítico pode, realmente, estragar o doce espírito da adoração.
O que é um espírito crítico? É o hábito negativo de achar defeitos em tudo e em todos. Sem dúvida, isso devastará a adoração.
Quando criticamos, ao invés de corrigir e encorajar, não apenas condenamos a pessoa à qual estamos criticando, mas também condenamos a nós mesmos.
O inimigo adora isso, porque a armadilha do espírito crítico impedirá a pessoa de se tornar um verdadeiro adorador. Quando julgamos, condenamos e criticamos outros construímos uma parede que nos separa da presença de Deus.
Precisamos nos lembrar de manter nossos olhos em Jesus, que é perfeito, porque o homem não é. Sempre seremos capazes de encontrar algo de que não gostamos nos outros. Em Isaías 58, o Senhor fala firmemente sobre nossa tendência de criticar outros, dizendo:
Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfazer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia. (Isaías 58:9-10 – grifo nosso)
Eis o que acontece com um espírito crítico. Enquanto estivermos apontando para as fraquezas dos outros, não teremos tempo para permitir que Deus nos limpe das nossas próprias. E isso nos impede de entrar em Sua presença!
Pessoas com espírito crítico podem facilmente apontar as falhas alheias, porque, freqüentemente, lutam com os mesmos problemas neles mesmos.
Pessoas com espírito crítico sempre aumentarão as pequenas questões. Tudo é distorcido, porque não tiveram seus próprios olhos e corações checados. Eles exigem um padrão de santidade nos outros que eles próprios não estão preparados para viver.
Um crítico está com tanta vontade de remover o que ele acredita ser uma trave no olho de seu irmão, que não percebe a enorme trave em seu próprio olho! (Ver Lucas 6:41 -42). O que chama de grosseria nos outros, por exemplo, justifica como uma indignação correta em sua própria vida.
Um espírito crítico pode, realmente, estragar o doce espírito da adoração
Lembre-se que a adoração está relacionada às boas novas, e não às más novas. Nosso foco não deve ser as más notícias evidentes nas vidas alheias. Nosso foco deve ser a boa nova de que todos estamos nos tornando novas criaturas em Cristo Jesus.
Como podemos ser libertos desse terrível espírito crítico? João escreve:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo. (I João 1:9, 2:1-2)
Suas críticas às outras pessoas não as mudarão. As pessoas são mudadas na presença de Deus. Redirecione o foco de suas críticas para a oração. Ore para que os outros entrem na presença de Deus. Ore para que Deus mude você, transformando-o de crítico em
encorajador… de julgador em observador… e de censurador em uma pessoa compassiva. (texto extraido e adaptado)
Tenha um bom dia reavaliado!
Pr Joao Wojcicki







3 comentários em “A cilada do espírito crítico”
Obrigado pela ajuda, Pastor!!!
valeu !!!
ESTE TEXTO REALMENTE É MUITO BOM,INCRIVEL PRA REFLEXÃO,ASSIM COMO ESPIRITO DE CRITICA TAMBEM IMPLICA O ESPIRITO DE INVEJA QUE CAUSA GRANDES DANOS.VALEU PASTOR MUITO BOM DEUS ABENÇOE,