“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança” Lamentações 3:21
Quando pensamos por alguns instantes em nossa caminhada, podemos fazer uma recapitulação das inúmeras expectativas ou momentos que foram adornados por um grande positivismo e que foram por alguma razão levados ao náufrago.
Aquilo que achávamos benéfico ou relevante, indispensável, se tornou poeira em suspensão diante de um grande vendaval.
Valores concretos
Valores que não são baseados numa esfera de valores divinos podem em algum momento se tornarem um abismo quando não supridos. Porque a base, o entusiasmos, a fonte de motivação somente baseiam-se nisso. Por isso que o sábio já dizia:
“Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento!” Eclesiastes 1:14
A alma clama
Não podemos negar! o clamor da alma por entretenimento ou prazer emocional! Desde que sejam esses desejos avaliados e de forma sadia manifestos. Faz parte de nossa estrutura emocional! Mas o agravante é quando esses deleites reivindicados pela alma não são atendidos e geram frustações crônicas, que verdadeiramente abalam nossas estruturas emocionais, se tornam inúteis e fúteis. E se tornam aflição de espírito.
A verdadeira esperança
Quem já não ouviu em sua caminha a frase que:
“A esperança é a última que morre!”
Até em algum momento acredito que esteja essa frase baseada no principio bíblico, mas faltou um complemento nessa frase popular: “Em Cristo nunca morre!”
“Sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” Romanos 5.3-5
Ter uma vida baseada numa esperança divina nos leva a termos um caráter aprovado e não nos traz decepções, não importando os resultados, mas sim, as ferramentas, as formas das quais o Espírito Santo vai nos moldando e forjando um sublime caráter dos céus em nós!
Na esperança divina, sempre prosseguimos independente dos resultados, porque nossa alegria está naquilo que está sendo agregado nos céus e não somente naquilo que está debaixo do sol, se assim não for…é correr atrás do vento!
Beijos em seu coração!
Pr. João Wojcicki






