Provérbios 15:28 “O coração do justo medita no que há de responder;
Se olharmos atentamente nossas ações diárias percebemos que fazemos muitas coisas automaticamente. Seria propriamente um automatismo de ações até mesmo não conscientes.
Ou seja , fazemos coisas aparentemente sem pensar muito, como quando dirigimos um carro, trancamos a porta de casa mas logo em seguida não lembramos se de fato fechamos, ou subimos escadas de um edifício. “Aonde eu estava com a cabeça” uma pessoa pode dizer ao se dar conta de que jogou na máquina de lavar a roupa limpa que ia usar e vestiu a roupa suja que ia colocar na máquina.
A psicologia apresenta esse fenômeno como priming – como que uma ativação ou estimulo automático. que analisam os componentes mais automáticos do processamento da informação.
Mas olhando de uma forma mais abrangente, vemos também que essas ações automáticas se aplicam também a aspectos espirituais.
Em nosso cotidiano espiritual podemos ter ações , e reações automáticas. Falamos ,expressamos algum tipo de espiritualidade sem a devida reflexão do uso adequado e entendimento . E isso acaba não transformando o nosso interior ou pelo contrario ficamos estagnados em nossa espiritualidade .
Portanto, não diga palavras meramente por falar, não fale coisas a respeito de Deus e do seu reino meramente por impulsos.
Aja de forma planejada e consciente e você verá que cada conceito, palavra, ideia irá ser um agente transformador em seu dia.
Que essas ações contribuem para que você mostre aos céus que você não está num automático, mas consciente do uso adequado e de respostas transformadoras que geraremos.
Um grande beijo em seu coração
Pr Joao wojcicki






